A Teologia do Corpo (TdC) é o nome dado pelo próprio Papa João Paulo II como título de trabalho para suas primeiras catequeses, ministradas entre 1979 e 1984, durante as Audiências Gerais, nas quais o Santo Padre, seguindo seus predecessores, ensinava algum aspecto da Doutrina Católica.

DO QUE SE TRATA?

No início do seu Pontificado, durante as audiências de quarta-feira, o Santo Padre meditou por mais de 4 anos sobre o amor humano em seus vários aspectos: a relação do homem e da mulher, o significado esponsal do corpo humano, a natureza e missão da família, o matrimônio, o celibato, a luta espiritual do coração do homem, a linguagem profética do corpo humano, o amor conjugal, entre outros. O Papa João Paulo II, com um novo ardor e uma visão totalmente inovadora, nos dá esta boa nova que merece ser conhecida e vivida!

POR QUE ESTES TEMAS, ESPECIFICAMENTE?

A escolha do Papa João Paulo II de tratar destes temas, antes de qualquer outro assunto, foi uma grande graça para toda a Igreja, e somente podemos ver a Providência nesta escolha. Como homem de Deus e um profeta, sabia que antes que qualquer outro fundamento, era necessário priorizar estes, para uma sociedade que estava se autodestruindo. E ele o fez! Ele nos deu de presente estes ensinamentos.

HÁ ALGUM LIVRO PUBLICADO CONTENDO OS ENSINAMENTOS DA TOB?

Após alguns anos da conclusão destas audiências, foi publicado o livro com todas as catequeses compiladas, e em 2006 uma tradução para o inglês mais fiel ao original foi publicada pela Pauline Books and Media, com o título “Man and Woman He Created Them: A Theology of the Body” (“Homem e Mulher Ele os Criou: uma Teologia do Corpo”).

HÁ PUBLICAÇÕES SOBRE A TOB EM PORTUGUÊS?

Sim. A Edusc publicou uma versão completa, que pode ser adquirida através de algum destes links.

COMO CONHECER MELHOR A TdC?

A primeira opção seria ler os próprios ensinamentos do Santo Padre. Ali está a fonte de tudo o que podemos falar e viver sobre a Teologia do Corpo. Mas o altíssimo nível filosófico e teológico destes ensinamentos faz com que seja necessário “traduzir” a TdC para uma linguagem mais acessível. Daí que existam vários livros publicados nos EUA que facilitam o nosso entendimento, mas com a dificuldade de estar somente em inglês. Indico o “Theology of the Body Explained”, de Christopher West, como o livro-base para quem deseja começar a linda aventura de conhecer e viver estes ensinamentos da Igreja. Outros livros podem ser encontrados no site do Christopher West e nos links que colocamos neste site. Para quem mora nos EUA ou pode se deslocar até lá, há o altamente aconselhável “Theology of the Body I – Head & Heart Immersion Course”, que durante 5 dias nos faz entrar nesta visão de maneira profunda e comovente. Também indicamos os livros e vídeos da Aliança Internacional da Teologia do Corpo para quem deseja começar os grupos de estudos (somente em inglês).