O Papa da Teologia do Corpo

em Blogs | 3

Por Marcelo Pastre, do Apostolado Teologia do Corpo

Próximo da data de sua beatificação (1º de maio de 2011), em vários sites, podemos conhecer melhor a trajetória de nosso querido Papa João Paulo II e conhecer diversos “títulos” a ele atribuídos.

Por exemplo, no site da Cancão Nova (http://noticias.cancaonova.com/editorias.php?cod=116&int=0) encontramos alguns desses títulos, como: “o Papa que aprendeu a chamar nossa senhora de mãe”, “o Papa da devoção à Divina Misericórdia”, “o Papa da Jornada Mundial da Juventude”, “o Papa que tocou o coração dos jovens”, “o Papa que ajudou a abir os olhos do mundo para a África”, “o Papa que gostava de cantar diante da Eucaristia”, e muitos outros.

Queremos fazer nossa homenagem a esse grande servo de Deus lembrando também que ele foi o Papa da Teologia do Corpo.

O Papa que em seu primeiro trabalho como pontífice fez questão de refletir, durante vários anos, o mistério de nossa existência como ser humano, querido e desejado por Deus, em sua essência e complementaridade masculina e feminina, indo de encontro aos movimentos anti-cristãos que já imperavam naquela época, de modo especial os movimentos contra a natureza do ser humano como imagem de Deus.

O Papa que se antecipou às consequências desses movimentos – como o comunismo e a revolução sexual – sobre nossa existência e fez questão de iniciar seu pontificado com uma sequência maravilhosa de catequeses proferidas às quartas-feiras, as quais chamou de Teologia do Corpo.

Obrigado, Papa João Paulo II, por esse imenso e belíssimo trabalho que, como bem disse Cristopher West, é uma “bomba-relógio teológica” prestes a explodir contra todos os mal-entendidos que a sociedade propaga.

Obrigado, Papa João Paulo II, pela Teologia do Corpo. Interceda por nós, para que possamos levar adiante esse lindo projeto que devolve toda a beleza e dignidade humana, plena em suas dimensões masculina e feminina. Amém.

3 Responses

  1. ERENITA e ATTANAZIO

    Caro Marcelo: parabéns pelo bonito artigo.Mais do que justa essa lembrança ao agora Beato João Paulo II. Continue…..a igreja precisa de leigos assim como você(s)
    Abraços. Erenita e Attanazio – Eq 2-B – N. S. das Vitórias. Brasilia – DF

  2. parabés Marcelo pela mensagem, firmes e fortes devem ser aqueles que seguem a Jesus, e a base está na família, é onde nos fortalecemos para essa caminhada, seja firme e corajoso.
    Rodolfo – ENS

  3. Parabens pela mensagem!!!!

Deixe um comentário